Butão – o reino da felicidade

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Imagem: Reis do Butão

Poucos conhecem onde fica o Butão. Eu nunca tinha ouvido falar neste reino, não fosse uma notícia de que seria um dos países com maior índice de pessoas felizes. O Butão fica no continente asiático, junto aos Himalaias, e faz fronteira com a China e a Índia.

O rei dedica-se exclusivamente ao povo, e criou um Ministério da felicidade. Sim, existe mesmo, um ministério com o objetivo de tornar o povo feliz, existindo dispostos normativos que o preveem como prioridade. E apesar dos salários a rondar os 100€, no Butão não há mendigos, nem fome, nem violência.

E como é isto possível? Com uma cultura bastante reservada, a dificultar a entrada de turistas, os habitantes trocam as mercadorias sem o uso da moeda, não caçam nem pescam animais, sendo autossuficientes quanto à alimentação e ás necessidades que surgem.

A população é budista, e apesar de quase metade ser analfabeta, não os impede de serem felizes.  O que nos faz repensar se o “desenvolvimento” que temos, e em que vivemos, é apanágio de felicidade. Conhecer um pouco mais do Butão, para perceber o que nos pode, aquele reino, inspirar a sermos felizes, eis a minha sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *